"Pequena história destinada a explicar como é precária a estabilidade dentro da qual acreditamos existir, ou seja, que as leis poderiam ceder terreno às exceções, acasos ou improbabilidades, e aí é que eu quero ver" (Julio Cortázar)


A Produtora Signos Possíveis começou neste blog de escrita. Aqui você encontrará uma seleção de textos escritos e escolhidos por Madeleine Alves. Para saber mais sobre o trabalho da produtora, procure a gente nas redes sociais!


quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Bate-Papo com cineasta santista Francisco de Paula


Madeleine Alves

Neste sábado, o Clube das Mães e Pais promove um bate-papo com o cineasta santista Francisco de Paula, que falará sobre a produção do seu mais recente trabalho, o documentário "Helena Meirelles - A Dama da Viola".

Francisco de Paula graduado em Comunicações, estudou Cinema na França e em Cuba. Assistente de direção de Cacá Diegues (em Quilombo), de Neville de Almeida (em Rio Babilônia) e Ozualdo Candeias, dirigiu e produziu oito curtas-metragens. Seu primeiro longa, Areias Escaldantes, foi lançado em 1985; seis anos depois, dirigiu Oceano Atlantis (1993).

Helena Meirelles – A Dama da Viola, seu terceiro longa, é um interessante documentário que trata não só da mucisista que intitula o filme, como também de toda a região onde Helena Meirelles vive. Recebeu o prêmio Spot Ligth Artist da revista norte-americana Guitar Player em 1993. Logo após, foi incluída entre as 100 palhetas do século. Só então gravou o seu primeiro CD. Aliás, é impossível dissociá-la daquele lugar: é nele que Helena cuidava de sua família; foi nele que ela aprendeu sozinha a tocar violão, escondida da proibição dos pais; foi nele que ela também trabalhou como lavadeira e benzedeira... E é a ele que Helena devota toda sua paixão musical, às pessoas que dela são fãs e a toda uma existência dignamente vivida no Mato Grosso do Sul, com influências fronteiriças advindas do Paraguai.

Além de falar um pouco sobre esse documentário, Francisco de Paula comentará sobre o panorama do cinema nacional e exibirá dois curtas-metragens de sua própria autoria.

O encontro é gratuito; contudo, as vagas são limitadas e as inscrições para a atividade (que devem conter: nome, sobrenome, telefone e endereço do participante) podem ser enviadas para tatianasanti19@yahoo.com.br até o dia 13 de novembro (sexta - feira).

A confirmação da inscrição será feita por e-mail e/ou telefone.


Helena Meirelles – A Dama da Viola
Documentário, 2004, 75 min., colorido, Brasil

Diretor: Francisco de Paula
roteiro: Sergio Bezerra e Francisco de Paula
fotografia: José Guerra
elenco: Helena Meirelles
produtor: Francisco de Paula

Filme selecionado para a 28ª MOSTRA BR DE CINEMA

Mostra Internacional de Cinema em São Paulo - 2004



Clube de Mães e Pais

Rua Benjamin Constant, 61 — Embaré

Santos/SP


www.clubedasmaesepais.com.br

stellacabaz@gmail.com

Nenhum comentário: