"Pequena história destinada a explicar como é precária a estabilidade dentro da qual acreditamos existir, ou seja, que as leis poderiam ceder terreno às exceções, acasos ou improbabilidades, e aí é que eu quero ver" (Julio Cortázar)


A Produtora Signos Possíveis começou neste blog de escrita. Aqui você encontrará uma seleção de textos escritos e escolhidos por Madeleine Alves. Para saber mais sobre o trabalho da produtora, procure a gente nas redes sociais!


segunda-feira, 13 de julho de 2009

CINEME-SE: Um Festival Como Manda o Figurino


Acontecerá amanhã, no Teatro do SESC/Santos a abertura do Cineme-se — Festival da Experiência do Cinema, este ano em sua quinta edição. Alternando eventos em locais da cidade de Santos/SP — Teatro do SESC / Cineclube Lanterna Mágica / Clube dos Ingleses / Teatro Guarani —, desta vez o foco do evento é um aspecto muito interessante do fazer cinematográfico: o figurino. A entrada é gratuita, com convites limitados que devem ser retirados no local. Integrando debates e outras formas artísticas ao formato tradicional dos festivais, o CINEME-SE é uma atração diferenciada para quem gosta de cinema.

Elemento de destaque em produções de época e ficção científica, um bom figurino ajuda a contar a história do filme e características dos personagens, criando cenas memoráveis como no filme "O Pecado Mora ao Lado", em que o vestido branco de Marilyn Monroe se levanta com a saída de ar do metrô. Além de grandes cenas, o figurino também é o grande responsável pelo ambiente representado no cinema, independente da época onde se passa a história. Não é possível imaginar Leonardo Di Caprio e Kate Winslet na proa do Titanic vestidos com jeans e camiseta, certo?

A programação da abertura contará com a dançarina e professora do curso de Artes Visuais da Unisanta Érika Karnalchovas, apresentando as performances “Você sente o que não vê?” e “Porque eu não sou mais eu”. O número de dança terá início no foyer e seguirá para o palco do teatro do SESC, onde estará montada uma arena, na qual o espectador acompanhará o restante da sessão.

Os curtas-metragens “Dossiê Rê Barbosa”, “Blackout” e “Calango Lengo” foram os selecionados para exibição durante a abertura, que ainda contará com o conjunto Noisquatro e um grupo de dança flamenca, com projeção simultânea de clipes de filmes no telão. A apresentação fica por conta de Gabriela Góis.

Com o auxílio de jogos, personagens e ambientação especial, o CINEME-SE 2009 traz um pouco dos mistérios do universo dos figurinos ao alcance do espectador, que poderá aprender mais sobre o tema enquanto assiste a programação do festival.

Integrando debates e outras formas artísticas ao formato tradicional dos festivais, o CINEME-SE é uma atração diferenciada para quem gosta de cinema. De 14 a 19 de julho, o espectador experimenta de forma interativa o prazer de desconstruir a linguagem e a estética cinematográfica das obras exibidas. Veja, no site, a lista de selecionados para cada uma das sessões que compõem o CINEME-SE 2009.


Realização:
Cineclube Lanterna Mágica — Universidade Santa Cecília (Unisanta);

Associação Cultural Vontade de Ver (V2)

Co-realização:
SESC Santos



http://sites.unisanta.br/cineclube/cinemese


ricci@unisanta.br

(13) 3202-7100 ramal 257 ou 147.

Nenhum comentário: