"Pequena história destinada a explicar como é precária a estabilidade dentro da qual acreditamos existir, ou seja, que as leis poderiam ceder terreno às exceções, acasos ou improbabilidades, e aí é que eu quero ver" (Julio Cortázar)


A Produtora Signos Possíveis começou neste blog de escrita. Aqui você encontrará uma seleção de textos escritos e escolhidos por Madeleine Alves. Para saber mais sobre o trabalho da produtora, procure a gente nas redes sociais!


sábado, 12 de julho de 2008

de Rodrigo Azevedo


Estranho este mundo em que vivemos. Minhas amigas reclamam sempre que são incompreedidas, que os homens não entendem elas. Tenho vários contatos femininos, e percebo claramente o que acontece: excesso de alto-estima, excesso de baixa-estima e uma forte variância entre os tempos dessa música.

Ontem mesmo uma dessas amigas ligou para mim. Falou que o namorado novo dela era um cretino insensível, mulherengo, cafajeste, estúpido ao extremo e que só queria saber de sair com os amigos. Conheci o ponto de vista dela. Mas logo percebi o modus-operandi do rapaz. Perguntei, secamente, o que ela viu nele para estarem juntos. Ué, se o cara é um cafajeste, mulherengo, estúpido ao extremo e que deve arrotar e dar risada do barulho, o que uma mulher com o ela viu nele?

– Ele é bonitinho! Mas é um grosso e desalmado, disse.

Às vezes canso de repetir que os encaixes ovais da vida invariavelmente não se ajustam aos quadrados do romantismo. Percebo que a busca incansável por um par perfeito torna-se cada dia mais desgastante e desmotivadora. Aquele sujeito de chapéu panamá, que gentilmente retira seu terno risca-de-giz e o posiciona sobre a água para que sua donzela não suje os pés, que tem sempre uma caixa de godiva e uma rosa vermelha sempre pronta para presentar está quase extinto. Digo quase extinto porque ainda deve existir alguém assim. Alguém que ainda escreva poesias para a amada, que passeie de mãos dadas, que sabe que uma rosa é um presente de grande significado.

Essa minha amiga não sabe, mas ela é feliz com o grosso, insensível, cafajeste e mulherengo. É claro que ele precisaria mudar algumas coisas. Mas um "ameaçado de extinção" nas mãos dela sentiria-se usado e ficaria magoado. Não seria apto para a reprodução, seriam mais duas araras azuis que não se reproduzem em cativeiro.

A vida é assim. Seu par perfeito não precisa ser o poeta romântico, melodramático e culto. O não tão inteligente, cafajeste, mulherengo e sacana às vezes cai muito bem com sua personalidade. E os altos e baixos desta relação conturbada e magnifica continuam, ao passo marcado da valsa de quinze anos.


Confira este e outros textos ótimos de Rodrigo Azevedo no seu blog Intensa Magia .

Nenhum comentário: